TERRA INCOGNITA
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

(english)

Terra Incognita é um projeto de residência artística experimental e transdiciplinar. Sua primeira edição acontecerá durante o inverno austral, precisamente sobre a linha do trópico de capricórnio (coordenada 23.43703°), em um logradouro conhecido como Sítio Brasil. Neste ano piloto, a residência reunirá compositores, performers, atores e artistas visuais provenientes de todo o Novo Mundo. Também se juntarão aos nossos artistas residentes uma série de convidados – trovadores e filósofos – cuja presença visará enriquecer a experiência da nossa comunidade artística.

HIC SVNT DRACONESaqui há dragões!, os artigos estudos cartográficos costumavam alertar quando delineavam areas perigosas ou não-navegadas. TERRA INCOGNITA era uma expressão similar, que designava espaços desconhecidos. Aventurar-se em terra incognita significa abanonar tudo o que é familiar, sob grande risco, em busca de grandes recompensas. Em um tempo onde as grandes explorações acabaram, nossos residentes viajam em si mesmo – investigando métodos, motivações e experiência.


O TRABALHO

Terra Incognita foi concebida como um espaço exploratório radical e flexível. Não se trata apenas de uma encubadora onde artistas possam desfrutar de um estúdio e de um espaço separado de preocupações quotidianas. Nossos residentes devem estar comprometidos com maneiras alterntivas de pensar o fazer artístico. Nós reconhecemos que, hoje, mesmo instituições privilegiadas e investidas no fomento de trabalhos de vanguarda terminam por reenforçar estruturas de método, escala, ideologia e formato. Terra Incognita, como experimento institucional, busca rearranjar essas fronteiras, oferecendo a criadores a chance de desenhar seus próprios paradigmas.

NOSSOS ARTISTAS

Os artistas convidados a fazer parte de Terra Incognita deverão ser visionários incansáveis. Em sua diversidade, eles compartilharão um descontentamento com o estreito escopo que é dado ao simbólico e ao estético em nossa sociedade. Eles serão pessoas que se permitem pensar a arte não como uma experiência pontual e controlada, mas como situações ou marcos supremamente significativos, enraizados no nosso passado pessoal e coletivo – uma arte que nos arremeça em direção a um futuro mais sensível e humano.


ATIVIDADES

O dia-a-dia dos residêntes terá um caráter holístico e será estruturado em torno dos projetos propostos. Atividades incluirão:

(a)   prática pessoal e pesquisa;
(b)  momentos de trabalho em grupo e compartilhamento de pesquisa;
(c)   encontros dirigidos pelos residentes em torno de um texto, trabalho ou ideia;
(d)  exercícios físicos ou cognitivos;
(e)  grupos de improvisação;
(f)    pop-up performances ou happenings;
(g)   saraus de música, poesia e drama;
(h)  atividades educativas conduzidas fora do sítio.



O SÍTIO

Localizado em Araçoiaba de Serra, no interior do estado de São Paulo, o Sítio Brasil é um recanto encantador capaz de alojar até 10 artistas em suas três casas. A propriedade facilita amplo contato com a natureza, dispondo de uma fica flora e fauna. Artistas são convidados a pensar o sítio como parte integrante de seus trabalhos. Além de um centenário casarão onde poderão ser realizados concertos e instalações, o sítio também possui um atelier para trabalho com madeira e cerâmica. Sua proximidade com Sorocaba (20km) e São Paulo (120km) faz do sítio um espaço privilegiado entre o urbano e o campestre, com atividades podendo ser planejadas em ambos os mundos.