Allison Balcetis

saxofone
AllisonBalcetis.com

Reconhecida internacionalmente como uma virtuose do seu instrumento, a norte-americana Allison Balcetis tem dedicado sua carreira ao repertório moderno e contemporâneo. Tendo colaborado com artistas ao redor do globo, seu portfólio inclui concertos na França, Tailândia, Eslovênia, Taiwan, Estados Unidos, Brasil e Canada, onde ela encabeça o estúdio de saxofone da Universidade de Alberta.

A experiência de trabalhar com uma instrumentista como Allison foi incrível, sem dúvida um dos acontecimentos mais marcantes na minha formação musical até agora.
— Paulo Sampaio, participante (CMU, 2014)

No campo da música de câmara, Allison integra o Bent Note Duo, com a pianista Sandra Joy Friesen, e o Violet Collective, ensemble da sociedade  New Music Edmonton, onde por anos ela atuou como produtora. Allison é também co-fundadora do quarteto de saxofones, Anubis Quartet, de Chicago. Junto ao Anubis, Allison participou da comissão e estreia de mais de 40 trabalhos até 2014, quando deixou o grupo.  

Seu primeiro album solo, Zeniths and Nadirs, foi gravado durante seu doutorado na University of Alberta, onde trabalhou sob direção de William Street. Allison também possui estudos na Bowling Green State University, Université de Bordeaux e no Conservatoire National de Région de Bordeaux, com Marie ­Bernadette Charrier. Ainda durante a graduação, Allison viria a vencer o Fischoff National Chamber Music Competition, em 2005.

Allison é umas das idealizadoras do Curto-Circuito. Durante a primeira edição do projeto, ela foi responsável pela estreia de 16 novos trabalhos e 4 concertos. Nessa sua primeira passagem pelo Brasil, Allison foi recebida com entusiasmo em concertos no Museu da Imagem e do Som (MIS-Campinas), na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, na USP e na UNICAMP.