André Ribeiro

Direção Pedagógica
EstudoNaufrago.com

André Ribeiro é compositor, professor, pesquisador e intérprete. Seu trabalho se desdobra em quatro áreas conjuntas: (a) no âmbito das relações pedagógicas da composição (b) no contexto das relações do pensamento clássico chinês, com especial ênfase na música (c) nas pesquisas sobre o papel da subjetividade e no desenvolvimento do conceito de heterogênese na formação dos processos criativos, (d) e na composição enquanto projeto onde aflui um domínio poético da criação referido a uma exterioridade musical, e um domínio técnico prescritivo que reitera os códigos musicais estabelecidos numa coletividade.

No âmbito acadêmico, detém os títulos de Mestre em composição pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas e Doutor em composição musical pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem dedicado a vida à docência universitária, e foi professor em diversas instituições dentre as quais se destacam professor de composição na Unisantos (2012 à 2014), professor de contraponto, harmonia e análise na Universidade São Paulo/USP (2013 à 2014). Atualmente, segue como professor de composição na Emesp Tom Jobim desde 2012, e ainda ocupa o cargo professor visitante na Universidade de Brasília/UnB. É também diretor pedagógico do Projeto Curto Circuito de Música Contemporânea Brasil-Canadá que atua junto às universidades como pólo de formação de alunos graduandos nos cursos de composição pelo país.

Suas produções artísticas refletem a preocupação em torno de uma poética composicional permeada por valores estéticos derivados do encontro entre práticas culturais asiáticas e européias. No que se refere à cultura chinesa é diretor artístico do Ensemble Gaoshan Liushui, coordenador do Centro de Cultura Chinesa Tzong Kwan, onde desenvolve trabalho de pesquisa em práticas folclóricas musicais associadas a liturgia budista. Mantém ainda como prática instrumental o estudo da estética e pensamento clássico chinês ligado a cítara de 7 cordas “Guqin”, tendo como orientadora Peiyou Chang, integrante da escola de Guqin do mestre Wu (1908-1997).


Resumo biográfico
Iniciou seus estudos musicais com Gilberto Mendes e Willy Correa de Oliveira, compositores brasileiros fundadores do Festival Musica Nova em São Paulo. Bacharel em composição pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, 2004, frequentou as classes de Silvio Ferraz e Flô Menezes. Frequentou o curso de composição Centre Acanthes/Avignon, 2011. Doutor em música pela Universidade de São Paulo / USP (2012) é compositor e professor de composição na EMESP Tom Jobim. Vencedor do Concurso Nacional de Composição Almeida Prado, teve suas obras apresentadas por grupos renomados em seis edições do Festival Música Nova. Recentemente, em 2012, teve várias de suas obras executadas por diversos instrumentistas na Pinacoteca de Santos no evento “A Música Santista: obras de André Ribeiro”, entre eles Antonio Eduardo (piano), Luca Luciano (Clarinete). É também diretor pedagógico Curto-Circuito Música Contemporânea Brasil/Canadá e desenvolve ainda pesquisa em música antiga chinesa, exercendo a função de diretor artístico do Ensemble Gaoshan Liushui. É coordenador do Centro de Cultura Chinesa Tzong Kwan.