Início das Atividades

Reunião com os compositores da UNICAMP

Quinta, dia 11, e segunda, 15, foram dias marcados pela inauguração dos ateliês de composição com os 15 compositores na 2ª edição do Curto Circuito. As atividades começaram em ambas, UNICAMP e EMESP. Foi uma oportunidade legal para conhecer-mos uns aos outros e dar início à troca de referências: um rico material de escuta já está sendo debatido e pontuado pelas questões composicionais que suscitam. Em breve teremos algo brotando por aí.

Uma das ideias (a mais fundamental, por detrás do Curto Circuito) é prover um espaço de acolhimento coletivo voltado à pedagogia do ensino da composição musical, onde alunos e professores, criadores e intérpretes, dão forma as trocas de idéias, saberes e experiências referentes à criação musical em cena na atualidade do mundo contemporâneo.

'Alter Ego', para saxofone tenor, de Georges Aperghis

Outra novidade se faz anunciar aqui: nesta 2ª edição se pretende trazer à tona a cronologia do que andam fazendo os participantes da edição passada. Os compositores que por aqui passaram deixaram suas marcas naquilo que define o projeto, a saber, o senso de coletividade que o leva adiante. Portanto, não se poderia deixar de registrar os últimos feitos desses primeiros desbravadores. Para isso um blog está sendo montado onde se irá divulgar os trabalhos e produções de todos os participantes, antigos e novos.

Hoje damos início a este segundo movimento; que resultará novamente numa produção de compositores jovens em diálogo com as praticas de performance (e seus intérpretes) no contexto das realidades que as define.

Parabéns aos aprovados; foco e concentração nas sete semanas intensidade que estão por vir.

André Ribeiro / André Mestre