Curto-Circuito Newsletter

Programa - Allison Balcetis interpreta a peça Linha de Sombra, de André Ribeiro, em Taiwan.

Olá a todos e bem vindos ao blog do Curto-Circuito! O site foi colocado no ar ontem, juntamente com os editais de inscrição (aqui: UNICAMP, EMESP). Muito legal dar esse passo e já ver as inscrições chegando. Todos os envolvidos estão super ansiosos para o começo das atividades.

Bom, enquanto o trabalho composicional não começa, pensamos que seria legal olhar pra trás, para o que rolou na carreira do pessoal que participou da primeira edição. Infelizmente não temos como saber de todos os concertos, prêmios, estreias e comissões, então contamos com o pessoal que participou para enviar suas boas-novas. 

- Como é de costume, Allison Balcetis teve uma agenda cheia esse ano. Ela continua encabeçando o estúdio de saxofone na Universidade de Alberta, onde ela orienta alunos desde a graduação ao doutorado. Os concertos também foram muitos, solo e câmara: e ela marcou presença na North American Saxophone Alliance Conference; no concerto 'Joining Forces', com o clarinetista Don Ross; e no concerto 'What Boudaries?', tocando trabalhos dos professores do departamento da Universidade de Alberta; vale ainda mencionar que Allison trouxe consigo peças que foram escritas para o curto circuito como Linha de Sombra, do compositor André Ribeiro, que recebeu performances em Calgary (Canadá) e em Taiwan.

Yemanjá, para saxofone preparado

- Desde a primeira edição, dois compositores que estiveram conosco receberam prêmios por seus trabalhos. O compositor Clayton Ribeiro (1a Ed. CMU) foi contemplado com o prestigioso Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014 na categoria Solos e Duos; ainda sobre o Clayton, sua peça escrita para o Curto-Circuito, Micr-Atos, foi selecionada para a 27ª edição do Panorama da Música Brasileira. O outro compositor premiado foi Luciano Nazario (1a Ed. UNICAMP), cuja a peça Canção de Ninar foi vencedora do I Concurso de Composição para Banda do Conservatório de Tatuí; mais notícias legais do Luciano: em Agosto (dias 12 e 13) seu Concerto para Vibrafone e Orquestra receberá a sua estreia pela Sinfônica da UNICAMP, com o solista Fernando Hashimoto e regência de Knut Andreas (Alemanha)--mais informações no site do compositor.

- Mais sobre o compositor André Ribeiro, nosso Coordenador Pedagógico: em Agosto ele se junta ao IdA, Instituto de Artes da Universidade de Brasilia como professor de composição; André segue também como professor da EMESP Tom Jobim. Outro membro da equipe do Curto-Circuito, o compositor e saxofonista Manuel Falleiros tocou, em Fevereiro, sua peça Yemanjá na Casa França-Brasil como parte de um concerto da Happenings. Por último, receberam estreias as peças Pange Lingua, para fagote amplificado (Chris Watford, Boston) e Corpo Confesso/µ, para quarteto de cordas (JACK Quartet, Boston; Amber Quartet, Pequim) do compositor André Mestre

Amber Quartet toca a peça Corpo Confesso-µ durante o Beijing Modern Music Festival